A amamentação é um momento muito especial, que reforça a ligação entre mãe e filho de uma forma inigualável. No entanto, muitas vezes, a tensão muscular nas costas, nos braços e no pescoço da mãe pode prejudicar a serenidade deste momento.
A almofada de amamentação é um suporte ergonómico concebido precisamente para melhorar o conforto da mãe e o bem-estar do bebé durante a amamentação: ajuda a manter o bebé à altura correta do peito sem necessidade de suportar o peso com os braços, reduzindo assim a tensão muscular. Este guia ilustra as características fundamentais para escolher a melhor almofada de amamentação e utilizá-la corretamente.
O que é uma almofada de amamentação e para que serve?
Uma almofada de amamentação é um suporte almofadado, normalmente em forma de meia-lua, que é colocado à volta da cintura da mãe para proporcionar um apoio ótimo durante a amamentação.
As principais funções da almofada de amamentação são:
- Aliviar o peso do bebé das costas e dos braços da mãe, evitando posições incómodas, fadiga e tensão muscular no pescoço, ombros e costas.
- Manter o bebé numa posição correta durante a amamentação, evitando que escorregue ou assuma posturas incorretas e facilitando a fixação correta ao peito para uma sucção eficaz.
Existem diferentes tipos, desde os modelos clássicos em U ou em forma de donut, passando pelos gémeos, que são grandes e confortáveis, até às almofadas de amamentação de viagem, como a Boppy Anywhere, que são leves e compactas e fáceis de transportar.
Como escolher a melhor almofada de amamentação
Uma boa almofada de amamentação deve respeitar certas características fundamentais para garantir o bem-estar da mãe e do bebé. Eis os principais critérios a ter em conta na escolha:
- Consistência: o acolchoamento interno deve ser firme para apoiar a criança, ajudar a manter a posição correta e evitar a flacidez. A firmeza do enchimento também garante que a almofada não se deforme com o tempo.
- Adaptabilidade: deve ser capaz de se adaptar à constituição do adulto, mantendo-se sempre junto ao corpo, e deve poder ser utilizado em diferentes posições para amamentar.
- Materiais respiráveis e laváveis: devem ser facilmente laváveis na máquina de lavar para garantir a máxima limpeza e higiene; além disso, prefira materiais hipoalergénicos e respiráveis, tanto para o enchimento como para a fronha, para evitar a transpiração excessiva dos pais e da criança.
A almofada de amamentação Boppy tem uma forma ergonómica, ideal para todas as formas do corpo, permitindo amamentar em todas as posições diferentes. O seu cinto ajustável garante um ajuste confortável e seguro e permite que as mães se concentrem na amamentação, com as duas mãos livres e sem se preocuparem com a mudança de posição da almofada.
A capa da Boppy Deluxe é macia e amovível para uma lavagem prática na máquina. A almofada é revestida com um tecido respirável e repelente de água para resistir a quaisquer derrames e para uma limpeza fácil.
Como utilizar a almofada de amamentação
O posicionamento correto é essencial para tirar o máximo partido da almofada de amamentação. Uma vez sentada numa posição confortável, com as costas direitas e bem apoiadas, a mãe deve colocar a almofada à volta da cintura, fazendo com que a parte inferior do abdómen fique bem ajustada. Se o modelo incluir um cinto, é aconselhável prendê-lo e ajustá-lo para obter a máxima estabilidade.
Para a posição clássica, mais utilizada pelas mães, o bebé deve ser colocado na almofada à altura do peito, virado para a mãe, de barriga para baixo e com o nariz e o lábio superior alinhados com o mamilo. Desta forma, a mãe não tem de levantar os braços para o apoiar, podendo concentrar-se na fixação e na alimentação.
A almofada de apoio pode ser utilizada em várias posições para a amamentação (posição de berço, posição cruzada, posição de rugby), mas também em caso de amamentação mista ou de biberão, uma vez que ajuda a manter uma posição confortável e segura para o bebé.
Para além de ser perfeita para tornar a amamentação um momento ainda mais agradável, a almofada serve para apoiar o recém-nascido durante os 9 meses em que ele aprende a sentar-se, sempre sob supervisão. Além disso, pode tornar-se um acessório útil nos momentos de relaxamento com o bebé, permitindo segurar o recém-nascido numa posição estável e confortável.
Mas os bebés podem dormir numa almofada de amamentação. As almofadas de amamentação foram concebidas para apoiar a mãe e o bebé durante a alimentação, mas não são seguras para o bebé dormir nelas. O principal risco é a asfixia: os bebés ainda não controlam totalmente a cabeça e o tronco e podem deslizar para uma posição perigosa, bloqueando as vias respiratórias.
Para um sono seguro, o bebé deve dormir sempre de barriga para baixo, numa superfície plana e dura, sem almofadas ou objetos macios, num berço ou numa cama de grades que cumpra as normas de segurança.